Em audi\u00eancia organizada pelo deputado F\u00e1bio Ostermann (NOVO) nesta quarta-feira (18\/08), diversos representantes do setor de eventos e dos cinemas apontaram os preju\u00edzos da meia-entrada. Durante o encontro, realizado na Comiss\u00e3o Mista Permanente de Defesa do Consumidor, os empres\u00e1rios apresentaram as principais dificuldades enfrentadas e as distor\u00e7\u00f5es que foram geradas ao longo dos anos.<\/p>\n\n\n\n
Na abertura dos trabalhos, Ostermann explicou o projeto de sua autoria, que tramita na Assembleia Legislativa, para universalizar a meia-entrada no Rio Grande do Sul. Se aprovada, a proposta garantir\u00e1 a todos que residem no Estado o direito de pagar a metade do valor do ingresso em eventos culturais – o que, na pr\u00e1tica, representar\u00e1 o fim do benef\u00edcio, mantendo-se a possibilidade de a concess\u00e3o de descontos espec\u00edficos conforme as possibilidades e estrat\u00e9gia comercial dos produtores.<\/p>\n\n\n\n
Para o deputado, esta pol\u00edtica n\u00e3o \u00e9 focalizada e privilegia grupos muito diversificados. \u201cNesse sentido, observamos um impacto muito negativo Brasil afora. No final das contas, algu\u00e9m paga essa conta, pois n\u00e3o temos \u2018almo\u00e7o gr\u00e1tis\u2019. Ou \u00e9 o produtor cultural que reduz a sua margem de lucro, ou \u00e9 o consumidor que n\u00e3o pode usufruir desse recurso, que na maioria das vezes possui uma renda menor\u201d, analisou.<\/p>\n\n\n\n
MANIFESTA\u00c7\u00d5ES<\/p>\n\n\n\n
O presidente da Federa\u00e7\u00e3o Nacional das Empresas Exibidoras (Feneec), Ricardo Difini Leite, foi o primeiro palestrante do evento e relatou que o Brasil \u00e9 o \u00fanico pa\u00eds do mundo que adotou o recurso da meia-entrada. Conforme o representante da entidade, o benef\u00edcio acaba gerando distor\u00e7\u00f5es, uma vez que o p\u00fablico contemplado \u00e9 jovem, bem instru\u00eddo e com alta renda familiar.<\/p>\n\n\n\n
\u201cAtualmente, n\u00e3o temos a liberdade para tornar o pre\u00e7o do ingresso mais justo e que poderia oportunizar o acesso de eventos para um n\u00famero maior de clientes. O resultado \u00e9 que afastamos as pessoas de menor poder aquisitivo da cultura\u201d, manifestou. De acordo com o representante, se as empresas tivessem a liberdade de precificar, sem a pol\u00edtica da meia-entrada, o valor do ingresso de cinema estaria na faixa entre R$ 15 a R$ 20.<\/p>\n\n\n\n
O diretor-regional da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), Carlos Branco, defende que as empresas n\u00e3o podem arcar sozinhas com essa conta. \u201cN\u00e3o foram criados mecanismos de isen\u00e7\u00f5es ou redu\u00e7\u00f5es fiscais para compensar as perdas. A concess\u00e3o desse direito, que \u00e9 assegurada para 40% do total dos ingressos dispon\u00edveis em cada evento, inviabiliza a realiza\u00e7\u00e3o de diversos shows no Rio Grande do Sul\u201d, pontuou.<\/p>\n\n\n\n
Na mesma linha de Carlos Branco, o s\u00f3cio-diretor da Opini\u00e3o Produtora, Rodrigo Machado, relatou a dificuldade de explicar os mecanismos da meia-entrada na negocia\u00e7\u00e3o de shows internacionais, j\u00e1 que o Brasil \u00e9 o \u00fanico pa\u00eds a adotar esse recurso.<\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 o presidente da Opus Promo\u00e7\u00f5es, Carlos Konrath, mencionou que a discuss\u00e3o sobre o tema \u00e9 oportuna, tendo em vista que o setor de eventos foi o primeiro a ser paralizado com a pandemia e ser\u00e1 o \u00faltimo a retomar plenamente com as atividades. \u201cN\u00e3o h\u00e1 inclus\u00e3o social alguma com este benef\u00edcio\u201d, resumiu.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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