O deputado estadual F\u00e1bio Ostermann (Novo) protocolou, nesta ter\u00e7a-feira (03\/08), um projeto de lei para ampliar a oferta, melhorar a qualidade e reduzir o pre\u00e7o das viagens intermunicipais no Rio Grande do Sul. A proposta flexibiliza as regras do fretamento rodovi\u00e1rio de passageiros e abre espa\u00e7o para a atua\u00e7\u00e3o de novas empresas como a Buser, a LevBus, a UBus e a 4Bus, entre outras, conhecidas como \u201cUber dos \u00f4nibus\u201d.<\/p>\n\n\n\n
A iniciativa de Ostermann altera regras estabelecidas pelo Departamento Aut\u00f4nomo de Estradas e Rodagem (Daer) para acabar com a obrigatoriedade do chamado \u201ccircuito-fechado\u201d, quando um \u00f4nibus fretado precisa fazer o trajeto de ida e volta com o mesmo grupo de pessoas. A mat\u00e9ria tamb\u00e9m revoga a necessidade de definir a lista de passageiros com 12 horas de anteced\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n
\u201cPrecisamos reduzir o engessamento do mercado e garantir que a inova\u00e7\u00e3o e a livre concorr\u00eancia possam aumentar a oferta e a qualidade de servi\u00e7os de transporte intermunicipal, garantindo viagens mais baratas e beneficiando os passageiros ga\u00fachos, que hoje sofrem nas m\u00e3os de monop\u00f3lios de empresas de \u00f4nibus tradicionais\u201d, explica o parlamentar do Novo.<\/p>\n\n\n\n
Sob a nova modalidade, que vem ganhando adeptos Brasil afora, aplicativos re\u00fanem pela internet pessoas interessadas em fazer um mesmo trajeto. Quando o n\u00famero de passageiros necess\u00e1rio para fechar a viagem \u00e9 atingido, a plataforma conecta os consumidores a uma empresa de \u00f4nibus interessada em realizar a viagem e rateia os custos do fretamento entre os viajantes.<\/p>\n\n\n\n
\u201cTrata-se de uma inova\u00e7\u00e3o que reduz custos e \u00e9 oportunizada pela tecnologia. No passado, para reunir um grupo de pessoas e fretar um \u00f4nibus era necess\u00e1rio conhecer e estar em contato direto com cada uma delas – o que tornava essa modalidade mais escassa, restrita a passeios escolares, viagens de trabalho, ou turismo profissional\u201d, aponta Ostermann.<\/p>\n\n\n\n
Essa nova modalidade serve como alternativa ao modelo tradicional das rodovi\u00e1rias, que atende cerca de 50 milh\u00f5es de passageiros por ano no Rio Grande do Sul. Atualmente, apenas 203 munic\u00edpios ga\u00fachos (41%) disp\u00f5e de esta\u00e7\u00f5es rodovi\u00e1rias. <\/p>\n\n\n\n
Atualmente, 14 estados brasileiros j\u00e1 modernizaram seus sistemas de transporte intermunicipal. S\u00e3o eles: Acre, Amap\u00e1, Bahia, Esp\u00edrito Santo, Maranh\u00e3o, Mato Grosso, Par\u00e1, Para\u00edba, Paran\u00e1, Piau\u00ed, Rio de Janeiro, Santa Catarina e S\u00e3o Paulo. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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