O deputado F\u00e1bio Ostermann (NOVO) promoveu audi\u00eancia p\u00fablica nesta sexta-feira (16\/10) e ir\u00e1 solicitar ao Minist\u00e9rio P\u00fablico Estadual provid\u00eancias sobre o impasse da volta \u00e0s aulas nos locais em que houver seguran\u00e7a sanit\u00e1ria. A posi\u00e7\u00e3o do parlamentar foi tomada ap\u00f3s ouvir diversas entidades em um encontro virtual sobre a retomada das atividades educacionais no Estado, que contou com cerca de 110 participantes.<\/p>\n\n\n\n
Ostermann coordenou os debates e refor\u00e7ou que estar\u00e1 acompanhando a situa\u00e7\u00e3o da volta \u00e0s aulas ao longo das pr\u00f3ximas semanas. Para o parlamentar, cabe \u00e0 sociedade ga\u00facha garantir que o governo cumpra com sua obriga\u00e7\u00e3o de viabilizar as condi\u00e7\u00f5es necess\u00e1rias para um retorno gradual e seguro.<\/p>\n\n\n\n
\u201c\u00c9 essencial buscarmos tamb\u00e9m a atua\u00e7\u00e3o do Minist\u00e9rio P\u00fablico para assegurar que a lei seja cumprida e as aulas voltem com a devida seguran\u00e7a. Nossa prioridade deve ser o cuidado com os direitos dos alunos\u201d, afirmou o parlamentar.<\/p>\n\n\n\n
AUDI\u00caNCIA P\u00daBLICA<\/p>\n\n\n\n
Durante a audi\u00eancia p\u00fablica, o professor da Universidade Federal de Pelotas Felipe Garcia Ribeiro abordou os efeitos do fechamento das escolas e os impactos no aprendizado, na renda e na desigualdade que este per\u00edodo sem aulas poder\u00e1 representar para o Rio Grande do Sul.<\/p>\n\n\n\n
\u201cSempre tivemos um grande desafio no aprendizado; com a pandemia, a quest\u00e3o do aprendizado seguir\u00e1 em pauta, mas acompanhada de velhos problemas como evas\u00e3o escolar e trabalho precoce\u201d. O professor explicou que o risco da evas\u00e3o deve-se em raz\u00e3o do desinteresse pela escola, da dificuldade de aprendizado online e da falta de infraestrutura e acesso aos recursos de tecnologia.<\/p>\n\n\n\n
Recentemente, o governo anunciou a compra de R$ 15 milh\u00f5es em equipamentos de prote\u00e7\u00e3o individual e divulgou calend\u00e1rio, com a retomada das aulas inicialmente com Ensino M\u00e9dio e Ensino T\u00e9cnico nesta ter\u00e7a-feira (20).<\/p>\n\n\n\n
Conforme o secret\u00e1rio estadual da Educa\u00e7\u00e3o, Faisal Karam, os EPIs ainda est\u00e3o sendo encaminhados e devem chegar nas escolas nos pr\u00f3ximos dias. \u201cAnunciamos a compra de materiais e sempre deixamos claro que as escolas sem equipamentos de prote\u00e7\u00e3o individual n\u00e3o devem retomar suas atividades\u201d, manifestou.<\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 a presidente do Cpers-Sindicato, Helenir Aguiar Sch\u00fcrer, apontou que o momento n\u00e3o \u00e9 o ideal para o retorno \u00e0s aulas presenciais no Estado. Para ela, a falta de estrutura e de equipamentos para a preven\u00e7\u00e3o da contamina\u00e7\u00e3o pelo coronav\u00edrus s\u00e3o as principais justificativas.<\/p>\n\n\n\n
Por sua vez, o presidente do Sindicato do Ensino Privado do Estado (Sinepe-RS), Bruno Eizerik, defendeu o retorno completo das aulas, seguindo os protocolos do governo do Estado. De acordo com Eizerik, as escolas j\u00e1 est\u00e3o preparadas desde julho para o retorno, com organiza\u00e7\u00e3o e ado\u00e7\u00e3o de protocolos e normas de seguran\u00e7a necess\u00e1rias.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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