Empresário William Ling receberá a Medalha Mérito Farroupilha

Empresário ganhará a honraria proposta pelo deputado Fábio Ostermann (NOVO) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

O fundador e diretor do Instituto Ling, William Ling, irá receber a medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado, em cerimônia  no Teatro Dante Barone, nesta quinta-feira (18/11), às 11h. A outorga foi proposta pelo deputado estadual Fábio Ostermann (NOVO). 

Conforme Ostermann, a homenagem acontece pelo reconhecimento aos incentivos e contribuições prestadas à população gaúcha, com destaque nacional e internacional, quanto às áreas de educação, cultura, saúde e empreendedorismo.

“O trabalho realizado por William Ling, a partir de entidades como o Instituto Ling e o IEE, demonstram o mais alto grau de comprometimento para uma profunda mudança em nossa sociedade e um legado que permanecerá por décadas”, salienta Fábio Ostermann. 

Voltado à formação de lideranças empresariais e públicas, por meio da fundação do Instituto de Estudos Empresariais, que alcançou prestígio e reconhecimento internacional, William Ling inspirou a criação de diversas entidades com o mesmo propósito por todo o Brasil. Após mais de três décadas, o IEE segue colaborando para a formação de jovens com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa.

Dando continuidade ao trabalho iniciado pela sua família que, vindos da China, Sheun Ming e sua esposa Lydia Wong  buscaram retribuir ao Rio Grande do Sul e ao Brasil a boa recepção que tiveram. Ling fundou e direciona, há 27 anos,  uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção da educaçãocultura e saúde.

O Instituto Ling oferece desenvolver discentes com destacada atuação acadêmica, perfil de liderança e capacidade para atuar em benefício da sociedade. Até o momento,  a organização filantrópica já concedeu mais de mil bolsas de estudos para jovens brasileiros oriundos de grupos sociais menos favorecidos, sendo 392 para programas de pós graduação, mestrado e doutorado nas melhores universidades do mundo, um investimento que já superou US$ 8 milhões.

O deputado destaca ainda que, sob a liderança de William Ling, o instituto  expandiu sua frente de atuação para a saúde. Em 2015, unindo-se à iniciativa da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, o Instituto Ling apoiou a implantação do Centro de Oncologia Lydia Wong Ling, que se tornou referência internacional em prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. E, em 2019, estabeleceu parceria com a Santa Casa de Misericórdia, contribuindo para a construção de um novo prédio para o complexo hospitalar em Porto Alegre.

Sobre o homenageado

Nascido em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, é Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pós-graduado pela Arthur D. Little School of Management, em Cambridge, nos EUA. Também obteve o título de Master of Science in Management, na Universidade de Stanford, Palo Alto, EUA.

É Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê Executivo da Évora S.A., holding que, por meio de suas controladas, atua na industrialização e comercialização de: não-tecidos de polipropileno (Fitesa S.A.); de latas de alumínio e embalagens metálicas (Crown Embalagens); de tampas plásticas (America Tampas); e, por meio da Rio Novo Florestal, também atua na área de florestamento, presente em 9 estados brasileiros e em outros 13 países nas Américas, na Europa, no Oriente Médio e na Ásia.

Reconhecido por sua atuação empresarial e por sua dedicação às causas sociais e filantrópicas, é fundador e diretor do Instituto Ling, instituição que já concedeu mais de mil bolsas de estudos para jovens brasileiros em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado nas melhores universidades do mundo, investimento que já supera oito milhões de dólares.

Em 1984, também fundou o Instituto de Estudos Empresariais (IEE), entidade que exerce um papel voltado à formação de lideranças empresariais e públicas, possibilitando a ampliação da consciência da liberdade como valor político, moral e econômico. Mantendo o vínculo com a entidade, William também atuou como conselheiro do IEE em diversas gestões. 

Texto: Mélani Ruppenthal. Foto: Divulgação / Família Ling

admin

Website:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *